Connect with us

Arquitetura e Design de Interiores

Os principais pontos para ter um escritório bem estruturado

Algo que vem se tornando comum ultimamente, tanto em arquitetura quanto em outras profissões, são os profissionais novos no mercado abrirem seus escritórios próprios. A nova geração de profissionais não está mais querendo se formar, entrar numa empresa e crescer como empregado dentro de uma empresa, na verdade, a visão desta nova geração é mais empreendedora, os profissionais se formam já pensando em abrir seu próprio negócio em um futuro próximo. Porém tanto em arquitetura quanto em outros curso, as Universidades não passam ao alunos uma boa base, isso quando passam, conhecimentos sobre empreendedorismo e gestão para formar profissionais que queiram ser seus próprios chefes.

Está falta de informação e conhecimentos sobre gestão, fazem com que, mesmo que você seja um ótimo profissional, acabe perdendo tempo, dinheiro e desistindo de seu negócio. Para que isso não ocorra com você, iremos listar uma série de pontos que são cruciais para se planejar e definir quando for abrir seu próprio negócio.

 

  • Diferencial e Cliente final.

 

Uma forma de se criar uma maior identificação e reconhecimento, em qualquer tipo de mercado, é ter um conceito definido de sua marca. Ou seja, definir um porquê, definir a forma que você faz as coisas e ai sim o que você faz.

Isso cria uma identificação de marca e atrai os clientes que se identificam com a sua especificação.

 

Claro, no começo, os projetos, sejam de que for, são prioridades, isto não é um erro, porém, torna mais difícil a tarefa de se criar uma marca referência. Se realmente tiver a necessidade de atender o projeto que chegar, tente pelo menos se focar mais para um certo ponto, montar um portfólio com os projetos que sigam um ramo mais especifico de forma coerente, para quando um cliente for atrás, já começar a notar este tipo de projeto, e fazer com que esta demanda de projetos específicos comece a crescer e chegar até você de forma exponencial.

Isto também facilitara a forma como você irá definir o porque de seu negócio.

 

  • Formalizar o seu processo Jurídico e Financeiro

 

Normalmente, os contadores e advogados só são procurados quando já se tem um problema não é mesmo? Todavia, quando temos uma empresa, é necessário se prepara e antecipar certas situações que podem vir a ocorrer, para não se ficar vulnerável e resolver rapidamente os problemas, que certamente, uma hora ou outra irão acontecer.

 

Separamos algumas coisas que se deve ter para se prepara para estes certos problemas financeiros ou jurídicos que se pode ter, são elas:

 

  • Escolher um tipo de imposto (simples, lucro presumido etc)
  • Definir que tipo de sociedade você terá (LTDA, SA etc)
  • Fazer um contrato social da sua empresa
  • Ter contratos de projetos
  • Ter contatos de direitos autorais
  • Regularizar sua empresa, emitir notas fiscais e estar sempre em dia com os impostos

 

Claro que existem outros pontos a se considerar neste momento de preparação, estes seriam os básicos e mais imprescindíveis de se considerar para se ter uma proteção, estabilidade contratual e fiscal e segurança no momento de se tornar dono de um escritório de arquitetura.

O mais indicado a se fazer é procurar um profissional que tenha especialização na área em que você atua e estudar outras novas formas de se prevenir.

  • Autoconhecimento

 

É importante frisar que quando se vira um empreendedor, é necessário se conhecer e ter uma visão realista sobre os seus limites. Um escritório demanda diversas funções que não são projetar, portanto, para se ter um escritório, você irá ter que se preocupar com:

 

  • Administração e gestão do escritório
  • Fluxo de caixa com contas a pagar e a receber
  • Captação de Clientes
  • Marketing
  • Atendimento ao cliente
  • E outras funções

Realmente, exercer todas estas tarefas além de projetar é uma missão impossível e quando se está começando, não se tem um capital para contratar funcionários especializados para fazer com perfeição os processos necessários. Por isso a melhor escolha para concluir estas tarefas é buscar alguma ferramenta que se adeque as suas necessidades, como a plataforma LetProject, que tem ferramentas para administração, controle de fluxo de caixa, precificação, além de otimizar em 70% o processo de atendimento ao cliente, desde o seu cadastramento, geração de orçamento, ordem de serviço, contrato, pós-vendas, compartilhamento de informações com o cliente final por dentro da plataforma, entre outras diversas funções.

 

  • Saber fazer a Precificação

 

Uma das maiores dúvidas e discussão que párea pelo mundo da arquitetura, é: Como fazer a precificação? Muitos usam o valor por m² outros cobram por horas trabalhadas, outros por escopo fechado, porém, todos sabemos que nenhuma delas é perfeita, todas elas apresentam suas certas dificuldades e vantagens. Para fazer uma boa precificação, tem que se levar diversos fatos em consideração.

A precificação vai além do que o cliente quer, do metro quadrado e das horas trabalhadas. Ela deve ser feita de uma forma que se leva estes pontos em consideração mas também se leve em conta certas coisas que muitas vezes não são colocadas na hora de precificar, como a dificuldade que o projeto exigira de você, se é um projeto mais simples exige o normal que você está acostumado a fazer, se é um projeto que exige que você faça pesquisas sobre novos assuntos, traga especializações e atributos diferenciados que você tenha para si (Feng Sui por exemplo), a distância que você está, etc.

Para entender mais a fundo essa importante questão de precificação, leia algumas matérias que montamos especificas para o assunto.

 

Estes são os pontos que farão com que você esteja mais bem preparado e já ingresse no mercado na frente da maioria de seus concorrentes. Então quando pensar em empreender, planeje, se esforce e não desista, que o sucesso está ao seu alcance.